Em nome de toda brasileira e de todo brasileiro cansado de inconstitucionalidades...
Franco Eusébio Garcia (@francogarciacom), cidadão brasileiro, apresenta...
#dcmd
🕵️♀️🇧🇷🕵️
Democracia, Você, e... Fatos e Dados
Democracia e Você
Democracia: "do em grego clássico: δημοκρατία , dēmos 'povo' e kratos 'governo'".
Governo do povo.
O poder em uma democracia emana do povo — ou deveria.
Uma população politicamente apática, silenciada, e sem incentivo à educação pode ser manipulada por uma pequena parcela da população: uma oligarquia.
Oligarquia: "em grego clássico: ολιγαρχία; romaniz.: oligarkhía; "governo de poucos"".
Bancos, grande agronegócio, mineração, empreiteiras. Não permita uma oligarquia política. Afinal, você escolhe e paga (muito bem) por todo político, em todas as esferas.
Democracia. Governo do povo.
O poder está em suas mãos, em sua voz, em sua participação, em suas ações.
O futuro depende de suas habilidades, seu conhecimento, sua empatia, sua diversidade, sua arte, seus ensinamentos.
Forme comunidades, una-se. Compartilhe, exponha sua opinião, debata, exerça a democracia.
Sem mentiras, sem especulações infundadas, sem opressão, sem violência, sem discurso de ódio. Combata o analfabetismo político com sua ação e seu conhecimento.
A Culpa Não É Sempre do Presidente da República, dos Ministros e do Supremo Tribunal Federal (STF)?
Não, nem sempre. Algumas pessoas — incluindo certos parlamentares — querem que você acredite nisso. A resposta curta é não, nem sempre.
A resposta longa requer entendimento dos Três Poderes: Poder Executivo, Poder Legistlativo, e Poder Judiciário. As combinações ainda aumentam considerando-se as três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
Três poderes, três esferas, nove pareamentos.
Sim, por vezes a culpa toda é do Poder Executivo e do Poder Judiciário. Em outras, parte da culpa é deles. Em quase todas as situações, repare que falta um poder na lista. Esquecido na lista, esquecido por eleitores. Sentidos no bolso (🕵️♀️investigue🕵️) e nas decisões políticas.
Em nível federal, deputadas e deputados — parlamentares (Poder Legistlativo) — quase sempre ficam isentos da culpa, mas eles são diretamente responsáveis por limitar o que o Poder Executivo (por exemplo, o presidente) pode fazer. De fato, sem apoio parlamentar, a atuação do Presidente da República pode se tornar limitada. Além disso, como para os outros dois, algumas vezes toda a culpa é do Poder Legislativo.
O mesmo ocorre em nível estadual com deputadas e deputados estaduais. Idem em nível municipal com vereadores e vereadores.
Você pode — deve — ter suas opiniões. O propósito desta página não é um confronto. Afinal, o autor é programador e cientista da computação, não cientista político. Logo, se você tiver interesse no tema, procure por boas referências.
Para evitar digressões e retornar ao ponto: a política brasileira sempre foi conturbada. Agora, entretanto, ela enfrenta ameaças de inconstitucionalidade.
Convém, portanto, o retorno ao Legistlativo federal.
Todos Os Deputados São Iguais, Mas Alguns Deputados São Mais Iguais Que Os Outros
Tire sua própria conclusão.
Senão que os outros, provavelmente mais iguais que você.
Certamente mais iguais que o autor.
Enquanto você pensa, parlamentares aprovam aumentos de seus próprios salários, alguns tentam estender os limites das próprias impunidades, e alguns querem acumular aposentadoria com salário parlamentar.
Alguns parlamentares não permitem que os demais votem por pautas de interesse e benefício público. Alguns ocuparam a Mesa Diretora. Alguns atuam ativamente (e admitidamente) contra o Brasil. Alguns querem beneficiar e inocentar um cidadão dito "líder de organização criminosa" — que, por sinal, sequer pôde ser julgado por centenas de milhares de mortes decorrentes da desastrosa condução do combate à COVID-19 no Brasil. Senado? Omisso. O STF está fazendo a parte dele.
Negacionismo. Sem educação, sem ciência. Notas de repúdio não ressucitarão as vítimas. Os enfáticos discursos anti-vacinação, entretanto, podem matar novas pessoas — e revitalizar doenças quase erradicadas. Os efeitos são maiores quando a desinformação antivacina alastra-se em aplicativos de comunicação.
Quem cuida de você com o mesmo empenho? Você possui esses mesmos benefícios?
Se você é representado por uma das bancadas da câmara (possivelmente BBB?), e tiver prestígio ou recursos suficientes (outro BBB?), talvez. Se você é um determinado ex-presidente, líder de certa organização citada anteriormente, certamente. Caso contrário...
Para você, as migalhas.
Se você, como o autor, é anônimo e menos igual que alguns parlamentares... Como combater abusos?
Educação Idealiza Caminhos Para o Futuro.
Cooperação, Participação e Distribuição de Renda Permitem Construí-los
Com fatos e dados.
Com dados abertos, para que a população possa fiscalizar o progresso do país.
Com ciência, tecnologia e educação, para que a população possa tomar decisões embasadas em fatos e dados. Com educação pública de qualidade, para que todos possam analisar os dados abertos para tomar decisões racionais.
Com educação completa, composta por:
- Ciências exatas para dados e pensamento lógico;
- Ciências humanas e filosofia para pensamento crítico;
- Ciências biológicas para a compreensão de relações que permeiam — e permitem — uma vida sustentável;
- Linguagens para interpretação e expressão;
- Tecnologia para estender os limites biológicos.
Com igualdade e respeito.
Com comunidades solidárias e inclusivas. Com pressão popular contra abusos, e cobrança por melhorias.
Com distribuição de renda, para que cada pessoa tenha recursos para viver de forma mais justa e com maior qualidade. Para que a população possa usufruir de avanços de ciência e tecnologia, de cultura e arte.
Com acesso à tecnologia e informação. Informação é essencial para decisões conscientes. Afinal...
Uma Sociedade Não Progride Sem Fatos e Dados
Conclusões dependem de hipóteses, hipóteses dependem de fatos e dados. Sem fatos e dados, qualquer resposta tende a ser mera especulação. Por outro lado, fatos e dados permitem testar hipóteses para se verificar a validade de cada uma. Ou seja, elas ajudam a reduzir incertezas e minimizar erros. Fatos e dados, formam, portanto, o caminho da ciência e da educação para o futuro.
Felizmente, dados de gastos públicos são abertos — como devem ser. Dados abertos são bons: a ciência precisa de mais deles. A população depende deles para maior transparência. Toda cidadã e todo cidadão (e as todas as outras variações de pronomes de gênero) tem o direito de saber como o dinheiro pago em impostos é revertido para a população.
Algumas iniciativas monitoram índices de transparência pública.
Porém, infelizmente, a análise de dados depende, dentre outros, de conhecimento em matemática, estatística e programação (especialmente para grandes volumes de dados). Na prática decorre, pois, que uma parte significativa da população não pode transformar dados em informações para formar opiniões embasadas.
Democracia: governo do povo.
É hora de remover essas barreiras.
É a sua hora e a sua vez.
É hora de colocar o poder em suas mãos.
