No momento, os valores usados para salário são idênticos para todos os parlamentares.
Considerando-se os dados obtidos em 24/10/2025 07h00min, a estimativa para cálculo do salário é feita da seguinte forma:
44.008,52 reais /janeiro + (46.366,19 reais /mês × 9 meses) = salário até 10/2025 .
A diferença após janeiro deve-se ao aumento de salário aprovado pelos próprios parlamentares .
Na realidade, o valor varia de acordo com alguns critérios .
Embora a página de
Transparencia da Câmara disponibilize os dados de salário por ano e mês em um formato que poderia ser processado computacionalmente, os dados disponíveis não identificam nominalmente os parlamentares que receberam as quantias.
Ou seja, eles não permitem o mapeamento entre parlamentar e valor recebido que é necessário para a análise.
Como programador e pesquisador, o autor preza pela exatidão e replicabilidade de seus trabalhos, e, portanto, está (bastante) insatisfeito com a limitação.
Assim, ele solicitou informações (usando o e-mail fornecido na página de contato ) à equipe de Dados Abertos da Câmara em como identificar cada entrada dos dados.
A equipe respondeu que gostaria de fornecer os salários como parte dos Dados Abertos, mas há relutância por parte da Câmara.
O autor, então, questionou e solicitou os dados pelo Fale Conosco da Câmara dos Deputados .
Eis a mensagem e a resposta para a "mensagem nº 2025101500000003" (realces do autor):
Mensagem enviada
Olá, bom dia. Tudo bem? Cansado das insistentes inconstitucionalidades de alguns parlamentares, resolvi procurar por dados da Câmara. Encontrei tanto os Dados Abertos (<https://dadosabertos.camara.leg.br/> ) quanto a seção de Transparência (<https://www.camara.leg.br/transparencia/> ). Parabéns às pessoas responsáveis. Eu quero calcular o custo-benefício de cada parlamentar brasileiro. Para o custo, preciso de todas as despesas de todo e de cada parlamentar. Acredito que a solicitação se enquadre em <https://www2.camara.leg.br/transparencia/acesso-a-informacao/copy_of_perguntas-frequentes/lei-de-acesso-a-informacao> . Os dados deveriam ser públicos e facilmente obtidos para auditoria de todo cidadão comum interessado. Dado o volume, é *essencial que estejam em formatos computacionalmente processáveis *. Infelizmente, apenas dados da Cota Parlamentar estão disponíveis como parte dos Dados Abertos da Câmara. Outros valores *não * estão disponíveis; preciso deles.A Câmara fornece dados de remunerações dos parlamentares em <https://www2.camara.leg.br/transparencia/recursos-humanos/remuneracao/relatorios-consolidados-por-ano-e-mes/2025> .Entretanto, é impossível mapear qual deputado recebeu cada quantia . Vi que posso pesquisar um por um em <https://www.camara.leg.br/transparencia/recursos-humanos/funcionarios?search> . Isso é inviável devido ao número de deputados e meses.Entrei em contato com a equipe de Dados Abertos (<dadosabertos.ditec@camara.leg.br> ) para solicitá-los .O sr. Fabricio Rocha informou que há esforços por parte da equipe de Dados Abertos em fornecer os valores de remuneração, mas há resistência da Câmara . Assim, eu gostaria de *reforçar a necessidade por dados abertos de uso do dinheiro público *. O valor da remuneração é variável, de acordo com <https://www2.camara.leg.br/transparencia/recursos-humanos/remuneracao/relatorios-consolidados-por-ano-e-mes/esclarecimentos-consulta-remuneracao> .A falta de dados força-me [sic ] adotar uma estimativa para os salários : 44.008,52 reais/janeiro + (46.366,19 reais/mês × 9 meses) = salário até 10/2025 A fórmula superestima e subestima valores para quem recebeu mais, ou não recebeu (por exemplo, cassação).Isso compromete a validade e a exatidão do meu trabalho , e, como programador e pesquisador, deixa-me (bastante) insatisfeito. Grato, Dr. Franco Garcia Alguns trechos da mensagem enviada estão mal escritos devido à limitação de caracteres para envio da mensagem.
Resposta recebida
Recebemos sua mensagem na Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados. Informamos que a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec), após análise da sua demanda, apresentou a seguinte resposta : "A citação ao Dados Abertos na reclamação, neste caso, não se refere a um problema técnico que possamos resolver . O mesmo cidadão entrou em contato por e-mail e, como mencionado, respondemos que já tentamos aperfeiçoar a publicação dos dados sobre remuneração de parlamentares e funcionários da Câmara, mas houve resistências que culminaram em uma reunião em 03/07/2025, na qual se decidiu, na prática, manter a publicação dessas informações em uma maneira incompatível com o padrão dos Dados Abertos — e, como se vê, insatisfatória e insuficiente para os usuários . O atendimento à reclamação, portanto, não depende da equipe do Dados Abertos, mas de reavaliação da questão por parte das áreas de negócio envolvidas ." Atenciosamente, Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados Infelizmente, a mensagem foi encaminhada para a própria Equipe de Dados Abertos da Câmara, que, devido à reunião de 03/07/2025 mencionada, nada pode fazer a respeito.
Quem pode fazer algo a respeito?
Você .
Democracia é o governo do povo.
É a hora do povo.
É a sua hora e a sua vez.
#dadosparaofranco
Se você quiser ajudar o autor, solicite pelo Fale Conosco da Câmara dos Deputados que salários parlamentares (e todas as outras despesas relativas a deputadas e deputados) façam parte dos dados abertos.
Segue um modelo:
A Câmara dos Deputados não quer divulgar salários de parlamentares como parte dos Dados Abertos.
O Franco quer mais dados.
Ajude o Franco (por favor) .
🌎 Copiar mensagem e acessar Fale Conosco da Câmara O autor agrade você por seus esforços pela democracia.
O autor também agradece à Equipe de Dados Abertos da Câmara (afinal, sem dados da cota este projeto não existiria), e solicita à Câmara que gostaria dos valores de salários para remover a limitação da análise de salários.
Embora seja tecnicamente possível escrever um sistema de scrapping de dados para coletar as informações da busca, o tempo necessário não justificaria o esforço para o autor.
O autor acredita que também não justificaria o overhead decorrente da extração de dados aos servidores que hospedam os dados da Câmara;